sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Hoje é S. Martinho

Olá!!!
Espero que estejam bem!!
Já chegou um bom fim de semana e chove muito....


«São Martinho é o primeiro dos Santos não Mártires, o primeiro Confessor, que subiu aos altares do Ocidente (...) A sua festa era de guarda e favorecida frequentemente pelos dias de “verão de S. Martinho”, rivalizando, na exuberância da alegria popular, com a festa de S. João.»

«O S. Martinho, como o dia de Todos os Santos, é também uma ocasião de magustos, o que parece relacioná-lo originariamente com o culto dos mortos (como as celebrações de Todos os Santos e Fiéis Defuntos). Mas ele é hoje sobretudo a festa do vinho, a data em que se inaugura o vinho novo, se atestam as pipas, celebrada em muitas partes com procissões de bêbados de licenciosidade autorizada, parodiando cortejos religiosos em versão báquica, que entram nas adegas, bebem e brincam livremente e são a glorificação das figuras destacadas da bebedice local constituída em burlescas irmandades. Por vezes uma dos homens, outra das mulheres, em alguns casos a celebração fracciona-se em dois dias: o de S. Martinho para os homens e o de Santa Bebiana para as mulheres (Beira Baixa). As pessoas dão aos festeiros. vinho e castanhas. O S. Martinho é também ocasião de matança de porco.»


Fonte: http://smartinho.blogspot.com/

Desejo-vos um bom fim de semana!

Beijinhos!

2 comentários:

Carla disse...

Bom fim de semana para ti também Ticha... beijinhos!

S.C.A. disse...

Olá,sou nova por aqui mas vou voltar pois gostei muito do teu blog espero por uma visitinha tua..
Bjs.

Nova página de facebook

Olá!!!!  Vim mostrar a nova pagina de roupas e acessórios para bebés.  Aqui está um link de site:  https://www.facebook.com/bebescatitas  Vi...